Atualização profissional como aliada e o Programa Superação
Podemos citar duas grandes aliadas no sucesso de um gestor e seu trabalho em uma organização: as análises de macro e micro ambiente.
Na análise do microambiente são analisadas questões internas de como os setores de uma empresa se comportam, por exemplo, recursos humanos, comercial ou marketing.
Já no macroambiente, são analisados fatores externos. Pode-se citar como exemplo, crise econômica, instabilidade política, entre outros.
Um dos fatores de macroambiente que mais impactam as empresas desde 2020 é a pandemia do novo coronavírus.
Mesmo com os desafios, tenha sempre em mente que toda crise traz oportunidades, e o bom trabalho do gestor faz a diferença neste cenário.
E o que um bom gestor deve ter?
Em um cargo fundamental para o sucesso da empresa, algumas características essenciais de um gestor que se destaca no mercado são:
1 - Motivação
Um gestor de sucesso é aquele que tem sua equipe ao seu lado, por isso, manter uma equipe motivada é essencial para desempenhar essa função com êxito. E motivar não se trata apenas da equipe, é preciso também se auto motivar! Um líder motivado passa a sensação de segurança e cria um ambiente ainda mais favorável.
2 - Cultura de feedbacks
Para encontrar o caminho do sucesso é preciso localizar pontos de melhoria e aprimorá-los. Para a equipe, receber feedback é essencial para o crescimento na carreira e alinhamento de expectativas. Mas o contrário também é importante! Um feedback da equipe diz muito sobre a sua gestão e o que pode melhorar.
3 - Liderança
Liderar não é sinônimo de controle e poder. Liderança se trata de conseguir influenciar por meio de uma comunicação ativa e eficaz, saber expor as ideias e sempre buscar por soluções em conjunto. Se trata de motivar as pessoas ao redor a encontrarem o seu melhor.
4 - Proatividade
Sem acomodação, um gestor deve estar sempre em busca de novidades e oportunidades para fazer as coisas acontecerem.
5 - Processos e pessoas
É preciso saber controlar e acompanhar o desenvolvimento de tudo que acontece e quem faz acontecer. O gestor é um agente que administra todos esses fatores.
Além dessas características profissionais, existem características técnicas que fazem total diferença para os trabalhadores que desempenham essa função de gestão: os estudos.
A importância da atualização profissional
O cargo de gestão, em qualquer área, é visto pelos profissionais como um ponto alto no seu plano de carreira. Alcançá-lo, pode dar aquela sensação de “ufa, cheguei lá!”, e, realmente. Porém, não acaba por aí.
Nunca paramos de aprender e absorver mais conhecimento sempre será uma necessidade, em qualquer posição na hierarquia de uma empresa.
A atualização profissional em cargos de gestão faz toda a diferença no papel desempenhado pelo gestor e também no sucesso da organização em si.
É preciso estar alinhado com as necessidades do mercado e as novidades da sua área de atuação. Além disso, é importante considerar que as teorias que o levaram a essa posição já estão atualizadas.
Para se manter em uma posição favorável e continuar crescendo na organização é importante continuar sempre estudante.
Os estudos também fazem com que o gestor esteja na mesma página intelectual que seus funcionários mais jovens, chegados mais recentemente na empresa e no mercado.
Cursos técnicos e profissionalizantes são enxutos, mais rápidos do que uma nova graduação mas com tanto conteúdo quando! Clique aqui e conheça as possibilidades de um curso técnico.
Mesmo com tudo isso, ainda estamos frente a uma pandemia.
Acredite, até mesmo os gestores mais atualizados e que cumprem com todas as expectativas em relação à uma gestão eficiente podem precisar de ajuda neste momento.
Faz a gente abrir a cabeça para novas ideias e novas formas de produzir, de vender e de prestar serviços. Por isso a Fecomércio e o Senac criaram o Programa Superação, um programa para preparar sua empresa para os desafios do momento.
O programa prevê um conjunto de soluções online gratuitas pensadas exclusivamente para os segmentos do comércio, turismo e gastronomia, tecnologia e saúde e beleza. São cursos, consultorias e troca de conhecimentos com especialistas em áreas e assuntos fundamentais nessa nova realidade.
É só escolher o que é melhor para sua empresa.
Os eventos são temáticos e compreendem um conjunto de soluções online gratuitas pensadas exclusivamente para os segmentos do comércio, turismo, gastronomia, tecnologia, saúde e beleza. A proposta é promover meetings online com empresas do segmento para discutir oportunidades, tendências e o futuro desses segmentos.
Dê uma olhadinha na segmentação do programa:
Abril: Comércio – Supermercados
Webinar – Experiência do Cliente no Supermercado
Atualize seus conhecimentos sobre as tendências centradas na experiência do cliente. Nesse webinar o debate será sobre como o varejista pode entender o comportamento de compras do consumidor e ampliar os resultados.
Data: 27/04/2021
Horário: 17h às 19h
Moderadora: Carmem Santa Cruz – Consultora de Gestão e Negócios no Senac MS
Palestrante: Fernanda Dalben – Diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben, do interior de SP
Inscrições: clique aqui
Maio: Estética e Beleza
Webinar – Terapia Capilar: cosméticos, estética e nutracêutico
Data: 03/05
Horário: em breve
Moderadora: Valeska Ferreira – Consultora de Saúde no Senac MS
Palestrante: Carolina Frattini – Farmacêutica e Terapeuta Capilar | Silvia Rodrigues – Esteticista e Terapeuta Capilar
Inscrições: em breve
Workshop Online Colorimetria: Tendências 2021
Data: 10/05
Horário: em breve
Moderadora: Valeska Ferreira – Consultora de Saúde no Senac MS
Palestrante: em breve
Inscrições: em breve
Junho: Tecnologia da Informação
Webinar – Universo Startups
Data: em breve
Horário: em breve
Moderadora: Aline Silvério – Consultora de TI no Senac MS
Palestrante: em breve
Inscrições: em breve
Julho: Gastronomia
Webinar – A importância da Estética Gastronômica: o Famoso “Comer com os Olhos”
Data: em breve
Horário: em breve
Moderadora: Roberta Pinto – Gerente do Senac Turismo e Gastronomia
Palestrante: em breve
Inscrições: em breve
Além disso, o programa conta com consultorias que têm como propósito identificar as necessidades, recomendar ações de melhoria e propor as soluções mais adequadas à demanda da sua empresa. Clique aqui para conferir os temas.
Em 2020, no Programa Superação, foram realizados 788 atendimentos para 617 empresas do Estado em serviços de consultoria, com destaque para as áreas de biossegurança, finanças, comércio eletrônico e marketing digital. Foram mais de 100 horas de programação online para cerca de 4.780 gestores e colaboradores que fizeram a diferença no desempenho das empresas participantes.
Estamos juntos nessa!
Tags:
Voltar