A pandemia causou inúmeras mudanças ao mundo dos negócios. Como se adequar?
A reinvenção virou palavra de ordem para os negócios após a pandemia da covid-19. Sejam eles, agora, presenciais ou ainda remotos. Algumas empresas adotaram o home office, o que fez com que houvesse um novo treinamento em atendimentos. Outras, inovaram nos produtos ofertados.
E você, como vai se adequar a essa nova realidade?
Vamos com calma!
Não existe uma cartilha sobre reinvenção nos negócios. Mas, o fato é que estudar sobre coisas novas (tendências) é um bom caminho para começar. Esses estudos trazem novos aprendizados, o que amplia a visão de mundo!
Rumo à reinvenção
Começar agregando conhecimento ao que você já sabe (e tem) é um bom primeiro passo. Pesquise, faça cursos, invista em si mesmo ou no seu negócio. Tem funcionários? Invista no conhecimento deles também!
Outro ponto bastante importante nesse percurso é o planejamento de ações. Anote tudo: suas metas e o caminho para atingi-las. Se der, tenha uma planilha com datas, lembretes e horários. Inclua todos os objetivos do seu negócio nela: principalmente, os financeiros. Qual o investimento? Qual retorno você deseja? Anote!
Ainda no planejamento de metas, destaque o papel desempenhado por cada um dos participantes do projeto. Se você tem funcionários, faça com que eles participem desse processo de reinvenção. É importante para todos – e uma ótima experiência.
Reinvenção dos negócios: tope desafios
Tem alguma coisa que você acredita não ser capaz de fazer? Pois bem. Se você quer mesmo se adequar ao futuro pós-pandemia, se desafie. Não deixe que o medo o impeça de tentar algo novo. Tem dificuldades com cálculo? Faça um curso básico sobre o assunto. Comece, aos poucos, a sair da zona de conforto para conhecer novas saídas!
Neste conjunto de ações, outra dica é manter a disciplina. Não deixe para estudar depois, para planejar amanhã, para colocar em prática outro dia. Seja responsável com seus objetivos. Tenha em mente que a reinvenção é um processo e, assim como tudo na vida, precisa de organização.
Depois de dar check em todas essas etapas, não esqueça: divirta-se! Tenha prazer naquilo que você está fazendo. Negócios devem, sim, ser levados a sério. Até porque o mercado de trabalho cobra. Mas, procure fazer o que você ama e faça com carinho. O sucesso depende, e muito, de como encaramos os desafios!
Confira as soluções do Senac para sua empresa e aposte na reinvenção!
Tags:
Voltar