Visando fomentar negócios do Brasil e da Coreia do Sul, o Ecossistema de Inovação de Dourados e a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea (CCIBK Brasil) firmaram um acordo de parceria neste mês de julho. A assinatura ocorreu no auditório da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e contou com a presença do Senac Dourados, representado pela gerente Lucélia Castro, o presidente da CCIBK, Pablo Palhano e outros representantes de entidades no Ecossistema.
O acordo é significativo por ser o primeiro do país a ser firmado com a CCIBK Brasil. Entre os benefícios dessa parceria internacional estão a harmonização de normas e regulações, acesso a mercados internacionais, cooperação em pesquisa e desenvolvimento, estímulo a investimentos e promoção de ecossistemas de startups e empreendedorismo.
Para o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, que enfatiza a inovação como um dos pilares da instituição, o momento é de suma relevância para o Estado. "Essas ações são cruciais para estimular o crescimento econômico e tecnológico ao criar espaços favoráveis nas esferas dos negócios, educação, mercado internacional, nacional e, claro, regional e de trabalho, promovendo um avanço como um todo. Poder estabelecer estratégias mútuas em prol do desenvolvimento é muito positivo".
Uma missão técnica Brasil-Coreia do Sul está programada para novembro deste ano de 2024, com objetivo de aprofundar ainda mais as relações bilaterais. Em janeiro e fevereiro de 2025, uma missão reversa prevê que empresários coreanos visitem Mato Grosso do Sul e possam conhecer as iniciativas promovidas pelo Ecossistema.
A recente integração do Senac Dourados ao Ecossistema de Inovação de Dourados foi destacada pela gerente Lucélia Castro, que ressaltou a importância da colaboração para o desenvolvimento de ações, missões técnicas e eventos focados e inovadores. "Explorar novas oportunidades e compartilhar conhecimentos são estratégias essenciais para fortalecer Dourados", afirmou. Um ecossistema de inovação é um conjunto formado por diferentes agentes como empresas, universidades, startups, parques tecnológicos, hubs de inovação, governo e órgãos públicos, que se unem para criar caminhos inovadores a favor do progresso e do futuro socioeconômico.
Tags:
Voltar