11/02/2025 - GPS de Mercado compartilha insights globais para impulsionar o varejo - Acontece no Senac - Notícias

GPS de Mercado compartilha insights globais para impulsionar o varejo

11/02/2025 Campo Grande Eventos
 GPS de Mercado compartilha insights globais para impulsionar o varejo

O GPS de Mercado compartilhou os principais insights da NRF 2024: Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, realizada em janeiro em Nova York.

A primeira edição do GPS de Mercado 2025 foi realizada nesta terça-feira, 11 de fevereiro, no Centro de Convenções do Senac, José Roberto Tadros, em Campo Grande. O evento, promovido pelo Sistema Comércio MS, por meio do Senac MS e da Fecomércio MS, reuniu especialistas, empresários e gestores para discutir as principais tendências do varejo mundial e traçar estratégias para o setor em Mato Grosso do Sul.

O GPS de Mercado compartilhou os principais insights da NRF 2024: Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, realizada em janeiro em Nova Iorque. A feira contou com um público de 40 mil participantes, sendo 10% do Brasil. O Sistema Comércio MS, junto ao Sebrae/MS, enviou uma caravana à NRF para trazer ao Mato Grosso do Sul as inovações que estão moldando o setor.

O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, destacou a importância do evento para os empresários locais: "Como escola de ensino profissionalizante, a gente tem por obrigação trazer as novidades e o que está acontecendo pelo mundo. O GPS de Mercado faz parte desse projeto. Mandamos nossos técnicos e consultores para Nova Iorque para que eles pudessem trazer ao Mato Grosso do Sul o que há de melhor no varejo mundial, beneficiando nossos empresários na tomada de decisão."

gps

A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, ressaltou dois pontos principais observados na NRF: a presença da Inteligência Artificial (IA) e a evolução das lojas físicas.

"A Inteligência Artificial esteve presente em todos os palcos, mas como meio, não como protagonista. Sem dúvida, está mudando muitas coisas, mas é um recurso para evoluirmos." Sobre as lojas físicas, enfatizou: "Ficou muito clara a necessidade de oferecer experiências diferenciais. O desejo de ir à loja está relacionado ao atendimento, organização e outros aspectos simples que garantem bons resultados."

Jordana também anunciou a expansão do GPS de Mercado para outras cidades: “No ano passado tivemos uma primeira edição em Dourados e este ano vamos levar também para Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, entre março e abril para também circular esse conteúdo no interior, já que hoje temos um mercado muito competitivo e global”

Os palestrantes do evento foram os especialistas em varejo e hosts do podcast VarejoCast, Fred Alecrim e Caio Camargo. Fred Alecrim destacou a importância da adaptação no varejo: "O varejo que se adapta e usa as ferramentas certas continua relevante para o cliente. Pequenos negócios devem focar na curadoria e no atendimento diferenciado para se destacar." Sobre a IA, reforçou: "Não é protagonista, mas um meio para tornar profissionais mais eficientes."

Já Caio Camargo abordou a necessidade de transformar tendências globais em estratégias aplicáveis ao varejo brasileiro:

"Muita coisa que vemos na NRF precisa ser traduzida para a nossa realidade. A grande inovação é fazer bem feito aquilo que já sabemos, com eficiência. Obviamente, se a gente usar tecnologia e inovação para continuar a ter melhor resultado, faz parte do jogo.  Inteligência artificial, por exemplo, não é uma cereja do bolo, mas uma transversal em qualquer área do negócio – desde a parte de tecnologia da empresa até mesmo a parte de RH, contratação, gestão de indicadores e por aí vai”.

O GPS de Mercado segue como um importante vetor para conectar empresários de Mato Grosso do Sul às tendências globais, promovendo percepções valiosas para a evolução do setor.