A ação coincide, neste início de ano, com a data da regulamentação da logística reversa no Brasil, em 13 de fevereiro de 2023, pelo Decreto 11.413.
No Senac Corumbá, alunas do curso Técnico em Logística deram um novo significado ao descarte de pneus inutilizados ao desenvolver um projeto sustentável. Mikaela Sonaira e Claudiele Urquieta transformaram resíduos em caminhas para pets, contribuindo para a causa animal e promovendo práticas de logística reversa na comunidade. A ação coincide, neste início de ano, com a data da regulamentação da logística reversa no Brasil, em 13 de fevereiro de 2023, pelo Decreto 11.413.
A ideia surgiu durante uma visita técnica a um local de descarte de pneus onde identificaram não só as inadequações, mas também uma oportunidade. Com apoio da comunidade, iniciaram um projeto por meio do curso do Senac, o Técnico em Logística, onde já estudaram sobre logística reversa e sustentabilidade.
“Como somos uma dupla, tivemos ajuda de familiares e terceiros para a doação e coleta dos pneus. Enquanto uma higienizava o material, a outra confeccionava em casa (a estrutura da caminha que consiste em usar tecidos, espuma para ficar macia, tintas).
Em uma conversa com uma das voluntárias da Gapa, grupo de apoio e proteção dos animais, fomos convidadas a participar da ação e doação dos cachorrinhos”, relembra Claudiele.
Foi assim que o projeto ganhou força. Ao se conectar com o Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA), as alunas participaram de uma ação de adoção. Uma das beneficiadas foi a cachorrinha Chaleira, que recebeu uma nova família e uma cama feita a partir do material reciclado.
Segundo o professor Pedro Henrique Fernandes, responsável, o projeto demonstra na prática a importância da logística reversa. “Os alunos aprendem a identificar impactos ambientais e buscar soluções simples, que geram impacto social positivo”, explica.
O trabalho reflete as marcas formativas do Senac, que incentivam atitudes sustentáveis e o compromisso com a responsabilidade socioambiental. Soluções acessíveis e inovadoras demonstraram que pequenas iniciativas podem gerar grandes mudanças.
O projeto buscou também conscientizar: "Buscamos a conscientização da população da cidade, em muitos bairros pode ser visto a forma inadequada dos descartes de pneus, colocando a própria saúde em risco. ", destacou Mikaela. Elas não pararam por aí e continuam acompanhando feiras de adoção como apoio a causa animal e incentivando iniciativas sustentáveis.
 09.45.02_264d8b56.jpg)
O que é a logística reversa?
A logística reversa é um instrumento legal que permite o reaproveitamento de resíduos e produtos no ciclo produtivo da indústria, contribuindo para a redução de impactos ambientais e a promoção de práticas sustentáveis. Suas etapas incluem a coleta dos resíduos, o processamento e reaproveitamento dos materiais e, por fim, a reintrodução na cadeia produtiva.
Esse processo é essencial para a economia circular e foi aplicado de forma prática no projeto das alunas do Senac Corumbá.