A conversa do Varejo Cast foi entre os consultores Caio Camargo, Fred Alecrim, juntamente com a arquiteta de varejo Marcela Cabral e o especialista Elifas Vargas.
Neste último dia da feira, Elifaz destaca a simbiose digital e presencial, destaque em todas as palestras e cases da NRF 2023, a maior feira do varejo digital. Este ano, o Sistema Comércio MS, por meio do SENAC MS, juntamente com o Sebrae MS, está com uma comitiva de 19 empresários do Estado.
Para o especialista Elifaz, o varejo sempre surpreende. “Eu conheci o varejo chamado de “Clevens, depois foi o outlet, e agora o resale. É o varejo se reinventando. Agora as lojas terão que ter um espaço, além do outlet, os resales.”
Para Fred Alecrim, a tendência não é novidade, pois foi abordada em anos anteriores e já adotada por algumas marcas, principalmente fora do País. “É uma tendência forte: de um lado, as prateleiras com as roupas ´zero´ e, do outro, as que já foram ´amadas´ por alguém. Mas como levar isso para o Brasil? O consumidor de luxo não acha ruim, mas como levar essa tendência para fazer parte de todo o contexto do varejo/das vendas? Acho que é essa a dinâmica provocativa que fica”, afirma.
A arquiteta de varejo Marcela Cabral explicou como essa tendência pode ser aproveitada pelos lojistas: “temos de trazer isso para a cultura, aproveitar o marketing. As novas gerações já estão com esse mindset, já têm essa pegada do reuso, de serem mais sustentáveis e isso ajuda muito na mudança de consumo e mentalidade”. Para ela, pensar nos desejos do consumidor, em solucionar a sua dor é uma alternativa. “Tudo converge para a experiência. Porque a compra a gente faz online, faz em casa, de qualquer lugar. Na loja, é a experiência. Então, temos que trazer algo diferente, para que o cliente siga a cultura. É onde ocorre o contato, é onde temos oportunidade de seduzir o cliente."
Para Caio Camargo, a loja migra, assim, de ponto de venda para ser um ponto de contato e o desafio é repaginar essa loja. Marcela Cabral afirma que, nesse quesito, o comercial, não pode demorar muito. “A gente precisa ser ágil, precisa solucionar rápido. Vimos soluções como adesivagem, paredes que se movem possibilitando inúmeras layouts. Clientes querem novidades sempre!”
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