A educação a distância (EAD) se tornou uma realidade necessária no Brasil e no mundo neste período de pandemia. Pesquisas apontam que o número de matrículas a distância aumentou 50% desde 2020. No entanto, muito mais que um “novo agora”, o método de ensino veio, de fato, para ficar. Isso porque, além de encurtar distâncias, ele tem outros benefícios. Você saiba quais são?
O primeiro deles, com certeza, é a questão da comodidade. Para os alunos que podem (levando-se em conta a realidade social do Brasil), a educação a distância oferece a opção de estudar onde e quando puder. Normalmente, os conteúdos ficam disponível full time, facilitando, assim, o acesso do estudante às matérias.
A economia de tempo também pode ser apontada como uma das vantagens da educação a distância. Se, antes, levava-se alguns minutos para chegar à escola/faculdade, agora é possível estar em sala de aula em questão de segundos. Basta um clique.
Economicamente, a educação a distância também tem suas vantagens. Isso porque, normalmente, o valor das mensalidades nesse formato educacional é inferior aos preços praticados na educação presencial. Além, claro, dos custos de deslocamento e alimentação, que também são reduzidos na educação a distância.
EAD: cursos em crescimento
O novo cenário relacionado ao ensino a distância revela ainda que aumentou a busca por cursos digitais de graduação. Segundo levantamento feito pela Unicesumar, do Paraná, somente entre agosto e outubro de 2020 houve um aumento de 39% em matrículas para cursos de graduação a distância. A pesquisa revela ainda que as graduações mais buscadas são da área de saúde e bem-estar (85%); de tecnologia (64%); e de engenharia (56%).
Acompanhando a tendência, o Senac EAD recentemente ampliou a grade de cursos de graduação a distância. Agora, além da Licenciatura em Pedagogia, o Senac EAD oferece Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras: Português e Inglês. E, ainda, Licenciatura em Matemática.
Outros cursos, além da comodidade e facilidade do ensino a distância, estão com descontos. São eles: Tecnologia em Banco de Dados, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Defesa Cibernética, Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Importante: descontos válidos para polos das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte do Brasil. Para a região Nordeste, a redução é de 24%! As inscrições vão até o dia 26 de julho!
EAD: organização é fundamental
As vantagens e as facilidades do ensino a distância já ficaram claras, certo? Agora, para que a sua opção por aulas online seja ainda mais acertada, é preciso focar em organização e disciplina na hora de assistir às aulas e estudar as matérias. Você sabe como fazer isso? Aqui vão algumas dicas!
- Defina horário específico para estudos: mantenha a rotina!
- Faça uma lista do conteúdo que precisa ser estudado: organize disciplina por disciplina.
- Foco e determinação: você não vai estudar com a TV ligada, certo? Concentre-se!
- Crie metas diárias: um check diário em cada conteúdo.
Ensino a distância, é só começar
Agora que você já tem as mãos as estimativas sobre ensino a distância, dicas de cursos e até de métodos de aprendizagem, por que não começar seus estudos agora? O mercado de trabalho aguarda você, com determinação e muito conhecimento! Acesse a grade de cursos do Senac e inscreva-se!
Depois de concluir a sua graduação, avalie ainda a possibilidade (e vontade) de aumentar o seu conhecimento com a pós-graduação. O Senac também oferece cursos de pós-graduação: totalmente voltados a quem procura novos desafios e crescimento profissional. Não perca essa oportunidade!
Tags:
Voltar