Já pensou em como agilizar os processos do seu negócio, com flexibilidade e boa gestão, mesmo lidando com as particularidades do segmento por si só, é dinâmico e que sempre tem uma atualização, como a área de TI?
A Metodologia Ágil, conjunto de práticas que promovem resultados assertivos e -como diz o nome, rápidos - pode ser a aliada dos profissionais que atuam na área ou de estudantes. O conceito é simples: elas consistem no fracionamento de entregas em ciclos menores. O benefício: eventuais problemas podem ser corrigidos mais rapidamente e os planejamentos serem revistos, além de acelerar entregas de um determinado projeto. O resultado: a melhoria contínua, pois permite que a equipe possa ir implementando novas informações e demandas, sem que o projeto seja paralisado.
Existem diversos métodos ágeis, que podem ser utilizados conforme a necessidade de cada empresa. Entre os métodos ágeis mais adotados estão Feature Driven Development – FDD, Microsoft Solutions Framework –MSF, Dynamic System Development Model– DSDM, Extreme Programming–XP e Scrum.
5 impactos da metodologia ágil no seu trabalho:
Flexibilidade: a abordagem ágil permite adaptar-se rapidamente a mudanças do projeto ou nas necessidades dos clientes. Isso é especialmente útil em ambientes de trabalho dinâmicos, onde os requisitos podem mudar frequentemente.
Entrega contínua de valor: em vez de esperar até o final do projeto para entregar um produto final, a metodologia ágil enfatiza a entrega contínua de incrementos ao cliente. Isso permite que o cliente comece a utilizar e fornecer feedback sobre o produto mais cedo, ajudando a garantir que o produto final atenda às suas necessidades.
Colaboração e comunicação: as metodologias ágeis incentivam a colaboração e feedback também entre os membros da equipe, proporcionando uma comunicação aberta e transparente. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e ruídos de comunicação, além de promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficaz.
Auto-organização da equipe: as equipes ágeis são encorajadas a se auto-organizar, o que significa que elas têm autonomia para decidir como realizar o trabalho da melhor maneira possível. Isso promove um maior senso de responsabilidade e comprometimento por parte dos membros da equipe.
Melhoria contínua: As metodologias ágeis enfatizam a importância da melhoria contínua. Após cada ciclo de trabalho (iteração), a equipe realiza uma retrospectiva para identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Isso ajuda a equipe a aprender com suas experiências e aprimorar seu processo ao longo do tempo.
Ficou interessado no assunto? Nós podemos te ajudar nessa jornada!
O Senac MS tem o curso “Metodologias Ágeis” destinado a estudantes e profissionais da área de TI, gestores de equipes e interessados em metodologias de gerenciamento de projetos.
Tags:
Voltar