O mercado de games é um dos setores que mais crescem no mundo, e no Brasil não está atrás. Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos (Abragames), o país é o 10º maior mercado de games do mundo e o maior da América Latina.
O crescimento desse mercado no País é impulsionado por diversos fatores, como o aumento do acesso à internet, o crescimento da população jovem e o desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo dados da Abragames, o mercado movimentou R$ 2,8 bilhões em 2022. Esse valor representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O setor também gerou mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. Só a região Centro-Oeste detém 6% das empresas desenvolvedoras, segundo a Associação.
E os números para o setor continuam otimistas: Segundo a Newzoo, empresa especializada em dados de jogos, o número de jogadores globais deve continuar a crescer à razão de 4,3% atingindo 3,79 bilhões de jogadores até o final de 2026.
E se tem demanda, tem também mercado profissionalizante para isso.
A indústria de games oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira, desde desenvolvedores de jogos até designers, programadores e uma ampla variedade de especialidades.
Como ingressar na indústria de games
Para ingressar na indústria de games, é importante ter uma formação técnica na área e, hoje, existem diversos cursos voltados para o segmento, todos, importantes para o desenvolvimento da carreira. Mas, além da formação acadêmica, é importante desenvolver hard skills e soft skills, para garantir destaque na profissão.
As hard skills são as habilidades técnicas necessárias para o exercício da profissão. Já as soft skills são as capacidades comportamentais, como criatividade, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Para quem vai trabalhar na indústria de games, ter um portfólio atualizado e com os trabalhos que demonstram suas habilidades e talentos é um atrativo para o empregador ou mesmo o cliente. Afinal, é ali que devem estar os trabalhos relevantes para a área em que você deseja atuar.
E você, já pensou em trabalhar na área de game?
Tags:
Voltar