Publicação > Varejo de reuso e resales: o varejo se reinventa


A conversa do Varejo Cast foi entre os consultores Caio Camargo, Fred Alecrim, juntamente com a arquiteta de varejo Marcela Cabral e o especialista Elifas Vargas.

Neste último dia da feira, Elifaz destaca a simbiose digital e presencial, destaque em todas as palestras e cases da NRF 2023, a maior feira do varejo digital. Este ano, o Sistema Comércio MS, por meio do SENAC MS, juntamente com o Sebrae MS, está com uma comitiva de 19 empresários do Estado.

Para o especialista Elifaz, o varejo sempre surpreende. “Eu conheci o varejo chamado de “Clevens, depois foi o outlet, e agora o resale. É o varejo se reinventando. Agora as lojas terão que ter um espaço, além do outlet, os resales.”

Para Fred Alecrim, a tendência não é novidade, pois foi abordada em anos anteriores e já adotada por algumas marcas, principalmente fora do País. “É uma tendência forte: de um lado, as prateleiras com as roupas ´zero´ e, do outro, as que já foram ´amadas´ por alguém. Mas como levar isso para o Brasil? O consumidor de luxo não acha ruim, mas como levar essa tendência para fazer parte de todo o contexto do varejo/das vendas? Acho que é essa a dinâmica provocativa que fica”, afirma.

A arquiteta de varejo Marcela Cabral explicou como essa tendência pode ser aproveitada pelos lojistas: “temos de trazer isso para a cultura, aproveitar o marketing. As novas gerações já estão com esse mindset, já têm essa pegada do reuso, de serem mais sustentáveis e isso ajuda muito na mudança de consumo e mentalidade”. Para ela, pensar nos desejos do consumidor, em solucionar a sua dor é uma alternativa. “Tudo converge para a experiência. Porque a compra a gente faz online, faz em casa, de qualquer lugar. Na loja, é a experiência. Então, temos que trazer algo diferente, para que o cliente siga a cultura. É onde ocorre o contato, é onde temos oportunidade de seduzir o cliente."

Para Caio Camargo, a loja migra, assim, de ponto de venda para ser um ponto de contato e o desafio é repaginar essa loja. Marcela Cabral afirma que, nesse quesito, o comercial, não pode demorar muito. “A gente precisa ser ágil, precisa solucionar rápido. Vimos soluções como adesivagem, paredes que se movem possibilitando inúmeras layouts. Clientes querem novidades sempre!”


Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Corumbá

Senac Corumbá promove coleta e recolhe 4.700 kg de lixo eletrônico

Publicado em 14/10/2024

A ação de coleta de lixo eletrônico promovida pelo Senac Corumbá, em parceria com diversas instituições, resultou na arrecadação de 4.700 kg...

Leia mais
Senac Hub Academy

5ª edição do Hub Innovation difunde tecnologias e práticas que revolucionam o mercado

Publicado em 24/10/2024

Com um recorde de 1010 inscritos em dezenas de palestras e workshops realizados simultaneamente, foi realizada...

Leia mais
TI Senac Ponta Porã

Veja como alunos do Voucher Desenvolvedor uniram culinária regional e algoritmos

Publicado em 07/10/2024

A integração de diferentes áreas do conhecimento é uma prática cada vez mais adotada em instituições de ensino. No Senac Ponta Porã, os alunos...

Leia mais
Senac Hub Academy

5ª edição do Hub Innovation realiza palestras e workshops gratuitos com foco no mercado de trabalho

Publicado em 16/10/2024

No dia 23 de outubro, a partir das 19h, o Senac Hub Academy, em Campo Grande, realiza a 5ª edição do evento gratuito "Hub Innovation - encontros que multiplicam conexões". Com foco na inovação e mercado de trabalho, serão disponibilizadas 30 palestras...

Leia mais
Senac Três Lagoas Senac Turismo e Gastronomia

Empresários de MS debatem turismo sustentável e novas oportunidades

Publicado em 25/10/2024

Em um encontro que reuniu empresários de Três Lagoas e Campo Grande, o Senac MS apresentou soluções para o turismo local, com foco em práticas sustentáveis e certificações internacionais.

Leia mais