Os consultores Fred Alecrim e Caio Camargo integram a comitiva formada por lideranças da Fecomércio MS, SENAC MS, SESC MS, além de empresários do Estado que participam da NRF 2023, a maior feira do varejo do mundo que terminou no dia 17 de janeiro.
No Varejocast do dia 16 de janeiro, eles fizeram um resumo do primeiro dia da feira.
De acordo com os consultores, a edição deste ano está maior, com mais empresas e participantes do que em anos anteriores. Inclusive, há uma área onde as empresas podem mostrar seus produtos e, na opinião de Fred Alecrim, não deu o movimento esperado nem atraiu a atenção das pessoas neste primeido dia da feira. A Exposição também trouxe uma área exclusiva para o food service.
Nos três dias da Feira, são aguardadas 40 mil pessoas, sendo 3 mil brasileiros, aproveitando o evento para a troca de ideia, diálogo e tirar os aprendizados para aplicar nos próprios negócios.
Para Fred Alecrim, a tônica principal que permearam as palestras foi sobre o Metaverso, Experiência do Cliente, o que, na opinião do consultor está muito atrelado ao momento atual do varejo, incluindo no varejo dos EUA onde o mercado está com dificuldades para atrair pessoas para trabalhar no setor.
Três grandes pontos sobre “tecnologia” foram discutidas em uma das palestras: o primeiro, o da automatização (tendência de ter cada vez menos pessoas na loja, desde um Amazon Glob que não precisa de repositor, até o algoritmo que trabalha no backoffice das empresas, diminuindo a necessidade de funcionários para algumas questões) .
Um segundo ponto é o de sistema de empresas e soluções para otimizar mais dados. Para Fred Alecrim, não são dados para se fazer a mais que a concorrência, mas informações/dados que mantenham o negócio da maneira mais assertiva e significativa.
O ponto que mais surpreendeu o consultor foi ver grandes empresas de tecnologia criando seus ecossistemas de ponta a ponta. “As vezes a empresa tem todo seu sistema de PDV, tem todas as questões de pagamento, de hardware, que envolve uma empresa. E a novidade é empresas como a Microsoft, a IBM, a Sony, Wallmart, apostando forte em software para otimização de trabalho, para uma questão de gerenciamento comercial”, explica Fred Alecrim, que ainda destaca, a WallMart que aparece, inclusive, como provedora de soluções, vendendo sua expertise para pequenas e médias empresas.
Em uma das palestras, a NRF mostrou cases de lojas que estão se destacando em metaverso, em tecnologia, em responsabilidade pelo design, em experiências e diversão, as empresas que formam comunidade, e sem fricção (Frictionless ). São os temas que estão mantendo as empresas competitivas.
Tags:
Voltar