Preparar para o trabalho, com metodologias pedagógicas aderentes às necessidades do mercado e possibilitando a vivência prática em sala de aula. Os alunos do Senac MS experimentam teoria e prática em seus cursos de qualificação e é por isso que, quando certificados, têm alto índice de empregabilidade.
“Quando o aluno trabalha com uma demanda real e consegue fazer a entrega, a satisfação é dupla: é dele, claro, mas também da instituição, que se mantém firme na certeza de está preparando profissionais capacitados e aptos ao mercado”, afirma o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello. “Aqui no Senac, trabalhamos com a metodologia ativa que já proporciona experiências práticas em sala de aula. A iniciativa visa dar esse conhecimento ao aluno para quando ele se encontrar no mercado de trabalho saber exatamente como proceder”. A metodologia ativa se materializa por meio de situações de aprendizagem planejadas e desenvolvidas no ciclo ação-reflexão-ação, trazendo o aluno para o centro da ação pedagógica, visto como sujeito ativo de seu próprio processo de aprendizagem.
No final do ano passado, o próprio Senac MS teve uma demanda que, ao ser lançada à turma de Aprendizagem Comercial em Tecnologia da Informação e Aplicações Financeiras, foi prontamente aceita pelo aluno Jean Victor Boni Menezes. A meta era criar uma forma virtual para interessados em cursos do Senac ganharem descontos, mas de forma lúdica e atrativa, quando acessam o site da instituição, e o formato combinado foi uma “raspadinha”, com algumas faixas de descontos já previamente autorizados pela instituição. Jean conta que, quando a professora introduziu a ideia de fazer essa aplicação, alinhou algumas ideias e foi para casa pensando em como fazer.
“No outro dia, entreguei um esqueleto com sugestões e o maior desafio para mim foi encontrar um jeito de estruturar um bloco onde as pessoas pudessem ´raspar´. A iniciativa foi uma oportunidade de experiência; de fazer algo real”, comemora. Ter uma ferramenta de criação própria; aplicada e funcionando em um site de grande acesso foi um importante passo na carreira, diz o aluno. “Foi uma experiência muito boa; ver a diferença que o desenvolvimento faz para as pessoas e instituições, ver que algo que eu criei está sendo usado por elas. É realizador e agrega muita experiência”.
A versão preliminar da aplicação foi entregue a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação - NUTEC do Senac MS, que teve como tarefa o aprimoramento e a adequação da funcionalidade ao site da instituição.
O curso do Jean só termina em abril deste ano e, atualmente, ele já trabalha na empresa
Digix, em Campo Grande.
“As aulas me ajudam a lógica para desenvolver e meu plano para o futuro é continuar implementando soluções para as pessoas, principalmente no que tange à área de desenvolvimento front-end”.[gallery columns="2" size="medium" link="none" ids="6924,6923"]
Tags:
Voltar