Você já ouviu falar em Business Intelligence? Devido à grande competitividade e à exigência do mercado em empresas mais preparadas para disputarem entre si, o BI é uma forma inteligente de otimizar falhas e manter o negócio em destaque.
O BI é uma sigla que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). Assim, muitos chamam de inteligência empresarial por abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing.
Basicamente, o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.
Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa.
Business Intelligence ou, simplesmente, BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio. Assim, o objetivo central dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos.
As plataformas de Business Intelligence (BI) estão evoluindo. Ao adicionar inteligência artificial e machine learning, as empresas estão transformando data dashboards e business analytics em plataformas de suporte para decisões mais abrangentes. Esse movimento em direção à “inteligência de decisão” vê sua combinação sofisticada de ferramentas cada vez mais incorporada aos fluxos de trabalho corporativos, quando e onde os tomadores de decisão mais precisam delas.
A pandemia de Covid-19 acelerou as transformações digitais em quase todos os setores da economia global - e a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais no centro disso. Mais de 95% das empresas pesquisadas pela 451 Research consideram a IA importante para a transformação digital - e 65% dizem que é muito importante.
Qualificação
O Senac MS oferece qualificação para quem quer se aprimorar na área, por meio do curso Business Intelligence com Power BI. Tem como objetivo subsidiar o profissional na criação de relatórios dinâmicos/dashboards, utilizando a ferramenta Power BI. É destinado a estudantes e profissionais que atuam na análise e na inteligência de negócios, ou seja, profissionais que trabalham com grandes volumes de dados — tanto em sua produção, quanto no consumo. Para fazer o curso é preciso ter a partir de 15 anos de idade.
No curso você irá aprender sobre modelagem de dados: exibição de dados; exibição de relações; criação e gerenciamento de relações; modelagem relacional; modelagem dimensional (star schema × snow flake); Business intelligence: conceitos básicos de business intelligence; data warehouse; staging area, ETL, OLAP, data mart, data mining, big data; Interação entre visuais: interação-padrão, interação personalizada e classificação.
O Power BI: contexto e utilização; instalação e opções de configuração; navegação, interface do usuário e faixa de opções; limitações e potencialidades da ferramenta.
Power Query (tratamento de dados): visão geral de consulta; coluna personalizada; agrupamento de linhas; formatação e combinação de dados; dinamização de colunas. Relatórios: páginas e visões dos gráficos (barras empilhadas, gráfico de pizza, treemap – mapa de árvore, gráfico de linhas e segmentação de dados).
Compartilhamento, Power BI Serviço e atualização automática em plataformas: estruturação do relatório para compartilhamento, diferença entre painéis e relatórios, instalação do gateway de atualização e programação automática. Funções DAX: definição das principais rotinas; uso de operadores básicos; aplicação de funções lógicas, de manipulação de data/hora e textos, funções de cálculos estatísticos ou matemáticos.
Mais informações no link: https://bit.ly/3sAVudo.
Tags:
Voltar