Nesta quarta-feira (31/07), os 80 alunos do período matutino do programa Voucher Desenvolvedor participaram de uma maratona que leva o mesmo nome do curso, realizada no Senac Hub Academy, em Campo Grande. O servidor público do IFMS, Felipe Gustavo Braiani Santos, fez parte da equipe que conquistou o primeiro lugar, com a equipe “Zoe”, que atingiu 150 pontos.
“A maratona agregou muito ao nosso aprendizado, visto que pudemos ter uma experiência de como usar o algoritmo para resolver situações do dia-a-dia. Apesar de estarmos no início do curso, o conhecimento adquirido foi primordial para a resolução dos problemas. Além disso, a maratona proporcionou a possibilidade de integração maior entre os alunos do programa”, avalia Felipe. “Os conhecimentos adquiridos até agora estão sendo excelentes para nos tornarmos desenvolvedores de sistemas no futuro. O curso tem professores excepcionais e isso tem sido muito bom, agregando muito ao nosso currículo.”
Opinião compartilhada por Rodrigo Garcia Ramalho, um dos competidores, elogiou a iniciativa e diz que está muito motivado com o programa. “Eu já fiz vários cursos, inclusive com conteúdo de ensino superior – faço Engenharia de Software – e percebo que aqui o conteúdo é mais denso e ´puxado´. Consigo resgatar ´pontos´ aqui no curso técnico que traz grandes vantagens no mercado de trabalho”.
A aluna Sonia Yasmin da Silva Soares também, 18 anos, foi estimulada pela mãe para ingressar no curso e é a primeira vez que está tendo contato com a área de TI. Diz estar entusiasmada com o ensino. “A gente sai da nossa zona de conforto, conhece novas pessoas, novos pensamentos e oportunidades que vão surgindo”.
I Maratona - Para chegar até os finalistas, uma banca de avaliadores com os professores observou se todas as etapas foram cumpridas. Para o coordenador pedagógico do segmento de TI, Alexandre de Oliveira, a importância de promover esses desafios é porque os alunos colocam em prática tudo o que aprenderam na primeira oferta do curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, como algoritmos, documentos de requisitos, desenvolvimento de projetos e da linguagem Python. “Foram 330 horas/aula com bastante conteúdo e, de forma lúdica, saudável, poderão testar o nível dos seus conhecimentos”. Alexandre explica que, a partir da próxima semana, a turma entra na segunda oferta do curso. “Eles vão entrar na próxima etapa, até completarem as 1.200 horas/aulas, e o conteúdo é desenvolvimento de sistemas, desenvolvimento web, desenvolvimento desktop, etc.”
Sobre o Voucher - O programa Voucher Desenvolvedor é uma iniciativa do governo do Estado em parceria com o Senac MS e que abre oportunidades para estudantes do ensino médio e público em geral. O objetivo é capacitar pessoas, de forma gratuita no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. A iniciativa surgiu para suprir uma demanda por profissionais qualificados na área. As aulas desse programa são realizadas em todas as unidades do Senac no Estado, nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
O Coordenador de Relacionamento com Setores Público e Privado da Sequalit (Secretaria Executiva de Qualificação e Trabalho), Esaú Aguiar que veio na abertura da Maratona representando a Semadesc, afirma que os alunos do programa estão tendo uma oportunidade única. “Este curso é uma resposta a uma demanda já solicitada pelo mercado.
As empresas ajudaram-nos a construir o curso e o Senac abraçou a ideia e foi feito um conteúdo programático, uma trilha de conhecimento voltado para atender à necessidade que já é latente”.
“Estamos em pleno emprego, empresas de todo porte estão chegando a MS e está latente a necessidade de mão de obra qualificada, ainda mais na área de TI. Vamos entregar profissionais com capacidade para atender a todo esse mercado”, afirma o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.
Foto: equipe “Zoe” conquista primeiro lugar na maratona
Tags:
Voltar