Os alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, participantes do programa Voucher Desenvolvedor - fruto da parceria entre o governo do Estado, por meio da Semadesc e SED e o Senac MS, realizaram uma atividade prática focada no uso de sistema e plataforma de códigos colaborativas, amplamente utilizadas por estudantes e programadores profissionais no mundo todo. A atividade visou aprofundar este conhecimento essencial para desenvolvedores de software.
Os estudantes criaram suas contas, instalaram o sistema ‘Git’, configuraram e sincronizaram seus ambientes em uma plataforma de hospedagem chamada ‘GitHub’, uma das mais utilizadas por programadores.
Para entender melhor, o ‘Git’ é um sistema de controle de versão distribuído utilizado por desenvolvedores para rastrear alterações no código-fonte durante o desenvolvimento de software. Ele permite que múltiplas pessoas trabalhem simultaneamente em um projeto, mantendo um histórico detalhado de todas as alterações feitas.
Já o ‘GitHub’ é uma plataforma de hospedagem de código que utiliza o 'Git' para gerenciamento de versões, facilitando a colaboração entre desenvolvedores ao fornecer ferramentas para revisão de código, gerenciamento de projetos e controle de versões.
Durante a atividade, os alunos começaram criando uma área de trabalho em seus computadores e a conectaram a plataforma GitHub para armazenar e compartilhar os códigos. Eles salvaram as primeiras versões de seus projetos e criaram versões separadas para desenvolver novas funções. A atividade terminou com os alunos revisando e aprovando mudanças uns dos outros, simulando como trabalhariam juntos em um ambiente real.
A diretora de educação profissional do Senac MS, Jordana Duenha, destacou a importância dessas práticas para a formação dos alunos. "A atividade prática é fundamental para que os alunos adquiram habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho", afirmou Duenha.
O programa Voucher Desenvolvedor é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Semadesc e SED e Senac MS. Parte do MS Qualifica, o curso tem uma carga horária de 1.200 horas, distribuídas ao longo de 16 meses. Além das atividades práticas em sala de aula, o Senac MS promove diversas ações extracurriculares para manter os alunos engajados, incluindo workshops, gamificação e aulas interdisciplinares.
Tags:
Voltar