Em meio ao calendário de aulas do Programa Voucher Desenvolvedor, o Senac MS prevê 42 ações extracurriculares para garantir a adesão dos alunos e a excelência no ensino. O Voucher Desenvolvedor é uma iniciativa do governo do Estado, que através da Semadesc, SED e em parceria com o Senac, oferta formação em uma das áreas com maior empregabilidade atualmente, o segmento de tecnologia da informação. O programa contempla vagas gratuitas para o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, executadas pelo Senac nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.
Ao todo, 372 alunos, divididos em 12 turmas, estão dentro do escopo do cronograma. As ações, que começaram em março deste ano, junto das aulas, vão desde o acompanhamento do desempenho do aluno e assistência às dificuldades até mesmo a vivência em empresas de tecnologia. A previsão para a finalização do cronograma é somente fim do ano, com o início do período de férias escolares.
A diretora de educação profissional, Jordana Duenha, explica que o acompanhamento individualizado e as experiências em empresas de tecnologia configuram um conjunto de medidas que mantém o aluno no centro do processo de aprendizagem. “A iniciativa de proporcionar vivências em empresas de tecnologia merece especial ênfase. É um aprofundamento no mercado de trabalho que se encontra com o aprendizado de sala de aula e que vai formar um profissional preparado para as oportunidades, ciente dos desafios”, diz.
Até agora, das 42 ações, 22 já foram executadas, com destaque para a última visita dos alunos da unidade Senac Ponta Porã até uma empresa do setor de maquinário e tecnologia voltados para a agricultura e agropecuária, a Ciarama – representante da global John Deere. Na visita à empresa, os futuros técnicos em desenvolvimento de sistemas foram recebidos pelo coordenador da área de tecnologia, Rafael Martins, que fez um tour pelos setores com os jovens, tirou dúvidas e apresentou a fábrica de um software e toda área tecnológica. “Os alunos ficaram encantados e muito motivados”, destacou o gerente da unidade Ponta Porã, Jair Sampatti.
O cronograma visa guiar o nosso compromisso com o Voucher Desenvolvedor e com o sucesso dos futuros profissionais. Visa mitigar a evasão, estimular o aluno e engajar as turmas nos estudos, facilitando o caminho da aprendizagem, que sabemos que não é fácil”, declara Vitor Mello, diretor regional do Senac.
Dentre outras atividades disponibilizadas estão: gamificação para o ensino da programação, descompressão e integração entre os alunos, workshops com palestrantes da área, aula Steam - metodologia interdisciplinar que visa integrar as áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, cursos Cisco, aulas extras e muito mais.
Tags:
Voltar