Técnico de Enfermagem do Senac Corumbá desenvolve e-book para comunidade da área
Projeto integrador: estudantes do curso de Técnico em Enfermagem da unidade Senac Corumbá apropriaram-se da tecnologia, do design e da pesquisa para projetarem um e-book que ajude não só alunos e professores do Senac, mas também a comunidade interessada. Para a apresentação dos resultados, os estudantes fecharam o auditório da unidade com a missão de fazer as suas considerações e partirem para a próxima etapa. Sob a supervisão das docentes Pâmmela Moraes e Kelly Urquizo, a reunião também foi marcada por comemorações.
O e-book trata de assuntos essenciais na área da enfermagem, que orientam os profissionais a manterem a boa prática.
Contém tutoriais, dicas e informações como:
- Procedimentos de assepsia
- Higienização das mãos
- Sinais vitais
- Paramentação com EPIs
- Preparo e administração de medicamentos
- Saúde mental
- Maternidade
“É um guia prático que vai guiar os discentes e os docentes. A turma de enfermagem vai ter que trabalhar em equipe sempre e projetos como esse incentivam a cooperação, além de também trabalhar todas as marcas formativas do Senac. O resultado será este e-book - que segue critérios de pesquisa acadêmica, referências oficiais, e ficará pronto ano que vem – e a formação completa de profissionais de enfermagem éticos, responsáveis, autônomos digitais e criativos dentro do que cabe em suas funções”, explicou Pâmmela.
Outra vantagem para a produção do material é a possibilidade de revisitar os estudos. “É uma forma de a gente recapitular e ajudar o próximo. Espero que outros alunos utilizem porque é um material que vai unir bem a teoria com a prática”, contou a estudante Anna Luísa Rodrigues Santos.
O que é um Projeto Integrador?
O Projeto Integrador é uma metodologia de avaliação de conhecimento do Senac que tem o objetivo de transformar o saber técnico em ações inovadoras, conectar outras várias áreas do conhecimento e aliar à tecnologia, promovendo a multidisciplinaridade.
Uma das principais características dos projetos é o “aprender fazendo”, que além de exercitar as competências de sala de aula, possibilita o desenvolvimento das soft skills, habilidades requeridas e cada vez mais valorizadas no mundo do trabalho.
Com isso, os projetos integradores permitem:
- Desenvolver soluções inovadoras: os estudantes despertam para tornarem-se agentes de mudança por meio de suas posições no mercado de trabalho;
- Construção de um portfólio sólido: permite que mesmo antes da conclusão do curso, os alunos possam comprovar suas experiências;
- Criatividade e proatividade: proporciona espaço para explorar diferentes perspectivas de um mesmo tema, facilitando o caminho para novas ideias e para o desenvolvimento da ciência.
Gostou? Para acompanhar a evolução do e-book e saber sobre o lançamento, fique de olho nos canais oficiais do Senac MS e siga também no Instagram.
Tags:
Voltar