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Curso

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

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Curso com certificado Curso com certificado
Curso com acesso às vagas Curso com acesso às vagas da
Rede de Talentos Senac
Investimento total Investimento Total (1200h)
R$ 3.500,00
Investimento inicial Investimento Inicial (380h)
4x R$ 276,45

Sobre o Curso

Objetivo geral

Formar profissionais com competências para atuar em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

 

Objetivos específicos

  • Promover o protagonismo do aluno por meio de situações de aprendizagem, que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, incentivando a resolução de problemas, a criatividade e a autonomia no aprendizado.
  • Articular as competências do perfil profissional por meio do Projeto Integrador, promovendo o trabalho coletivo e a tomada de decisão diante dos desafios do mundo do trabalho.
  • Promover uma avaliação contínua, com base nos indicadores de competência, que possibilite ajustes ao longo do processo educativo e considere as especificidades dos alunos.

Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico, estimulando a investigação crítica, a construção de conhecimento contextualizado e a integração de novas tecnologias, como a inteligência artificial às práticas do segmento de atuação profissional.

  • Arquitetura da informação: conceito e aplicações, mapa do site e estruturas de navegação, organização de conteúdo, prototipação.
  • Briefing: conceito, especificidades para projetos e modelos.
  • Lean Code: princípios e aplicabilidade.
  • Modelagem da aplicação: conceito e construção de diagramas de caso de uso e diagramas de classe.
  • Princípios de Projeto: coesão, acoplamento, ocultamento de informação e integridade em orientação a objetos, SOLID -- princípio da responsabilidade única, princípio de aberto/fechado, princípio de substituição de Liskov, princípio de segregação de interface, princípio de inversão de dependência; injeção de dependência.
  • Programação de computadores: conceitos, aplicação, compiladores, código de máquina.
  • Projetos web e desktop: escopo, tendências e tecnologias.
  • Refatoração de código: técnicas, boas práticas, code smells.
  • Regras de Negócio: conceito e características, requisitos funcionais e não funcionais, casos de uso.
  • Requisitos: conceitos e técnicas para análise e gerenciamento.
  • Sistemas digitais: definições, integração hardware-software, tipos de software, conceitos de sistemas operacionais, conceitos de redes de computadores.
  • UML (Unified Modeling Language): conceitos, diagramas de classes, diagramas de pacotes, diagramas de casos de uso, diagramas de sequência, diagramas de atividades.

  • Ferramentas de apoio a projetos de software: definições, aplicabilidade, acompanhamento de tarefas, integração em equipe, controle de datas.
  • Gestão de projetos: escopo, custos, calendário de tarefas e relatórios de acompanhamento.
  • Método Kanban: Conceitos, aplicação, priorização de demandas e Work in Progress (WIP)
  • Metodologias de desenvolvimento de software: Conceitos e aplicabilidade; metodologias tradicionais e metodologias ágeis.

  • Inteligência Artificial: conceitos, tipos, prompts, aplicações, segurança da informação e casos de uso.
  • Lógica de Programação: Conceito de algoritmo. Algoritmos naturais e estruturados. Representações visuais, português estruturado ou linguagem algorítmica. Comandos de entrada, processamento e saída de dados. Variáveis e constantes. Expressões e operadores. Teste de mesa. Estrutura condicional simples e composta. Estrutura de repetição. Vetores. Matrizes.
  • Metodologias de desenvolvimento de software: Conceitos e aplicabilidade; metodologias tradicionais e metodologias ágeis.
  • Metodologias de desenvolvimento de software: introdução a metodologias de desenvolvimento de software: Conceito e tipos. Metodologias tradicionais. Metodologias interativas: RUP. Metodologias ágeis: XP; SCRUM; FDD; entre outras.
  • Plataformas de desenvolvimento: conceitos. Tipos. Características e especificações técnicas.
  • Regras de negócio: conceitos. Características. Tipos. Requisitos funcionais e não funcionais.

  • Estrutura de dados: conceitos, aplicação e usabilidade. Pilha, fila, deck, listas.
  • Hierarquia de classes: herança, superclasse, classes abstratas, interface, polimorfismo, sobrecarga.
  • Linguagem de programação orientada a objetos: sintaxe da linguagem para orientação a objeto, definição de classes, atributos, encapsulamentos, métodos, modificadores de acesso.
  • Linguagem de programação: sintaxe, palavras reservadas, estruturas condicionais, estruturas de repetição; variáveis e estruturas de dados; coleta de lixo e manejo de memória.
  • Orientação a objeto: fundamentos, conceitos de classes e objetos e aplicações.

  • Modelagem conceitual do banco de dados – Levantamento de dados e especificação de requisitos. Dicionário de dados. Integridade referencial. Arquitetura de arquivos de dados. Teoria dos conjuntos. Tipos de dados. Normalização. Modelo de entidade e relacionamento: entidade, visão, atributos, índices, chave candidata, chave primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial.
  • Modelagem física de banco de dados relacional: Linguagem SQL – Histórico, definições e aplicabilidade; Ferramentas de modelagem e manutenção; Criação, manipulação, ordenação, listagens e operações em consultas SQL; Subconsultas SQL; datas; União, intersecção e junção de dados; entidade, views, atributos, índices, chave candidata, chave primária, chave estrangeira, relacionamentos e integridade referencial; Importação e exportação de Dados.
  • Segurança do banco de dados – Normas; segurança da informação em banco de dados: redundância, disponibilidade, integridade e consistência; criptografia; autenticação; falhas; ameaças; controle de acesso; backup e restore.

  • Acessibilidade: conceitos, técnicas.
  • Arquitetura da informação: elementos e conceitos, organização de conteúdo; sistemas de navegação, rotulação e busca.
  • Comunicação visual para web: Conceitos e princípios de imagem digital. Teoria das Cores. Interface gráfica; importação e exportação; ferramentas de desenho; painéis de preenchimento e contorno; propriedades e atributos de objetos.
  • Design de Interação: conceitos e aplicações, diferenças e conexões com UX, integração com UX.
  • Experiência de usuário com interface: conceitos, aspectos técnicos e subjetivos, aplicações e usabilidade; wireframes e protótipos.
  • Experiência do usuário (UX - User eXperience): conceitos, etapas, segmentos de aplicação de UX, técnicas de identificação e heurísticas.
  • Pesquisa qualitativa: planejamento, aplicação da pesquisa, processo de moderação, métodos de coleta de dados, resultados, modelagens de personas e mapas de empatia.
  • Processo de design: etapas, abordagens centradas no usuário, empatia e descoberta.
  • Produção de imagens: Produção de fontes, Seleção e recorte de imagens, Camadas, Filtros, Retoques de imagens, produção de cenários, painéis interativos, conceitos de modelagem bidimensional e multidimensional. Wireframes e Layout. Utilização de modelos generativos ou sistemas especialistas (IA) para criação e análise de imagens.
  • UI (User Interface) Design: botões, tipografia, ícones, cores, posicionamento de elemento; responsividade e restrições de acessibilidade; ferramentas de prototipação de UI.
  • Usabilidade: conceito, técnicas e testes aplicados à interface de usuário.
  • UX Research: conceito, ferramentas e técnicas de conexão com cliente; definição de problemas e objetivos da pesquisa; técnicas de pesquisa, tipos de pesquisa.

  • Apresentação do conceito de Programação FrontEnd e BackEnd (client-side versus server-side).
  • Bibliotecas de front-end: tecnologias, aplicabilidade e JQuery.
  • Estrutura semântica: linguagens de marcação de conteúdo (HTML) para aplicações Web.
  • Estruturação de páginas web: funcionalidades dinâmicas, aplicação de estilo e usabilidade.
  • IDE - Integrated Development Environment: conceitos e usabilidade.
  • Linguagem de estilo CSS: conceito, seletores, combinação de seletores e propriedades.
  • Linguagem de programação: conceitos, DOM - Document Object Model, definições, conexão com banco de dados e características.
  • Linguagem de Scripts: Sintaxe, operadores, palavras reservadas, identificadores, delimitadores, comentários, função, passagem de parâmetros e bibliotecas; chamadas assíncronas.
  • Preparação para integração de front-end com regras back-end por meio de formulários e validações.
  • Responsividade: conceito, front-end para ambiente mobile, técnicas e ferramentas.
  • Testes de responsividade: Conceitos de teste, caso de teste, defeito, falha, teste estático, teste dinâmico e critério de aceitação, artefatos de testes;
  • Tratamento de exceção: conceitos, testes, tratativas e aplicabilidade.
  • Versionamento: conceitos, tipos e usabilidade.

  • Banco de dados: Integração, manipulação, registros.
  • Controle de versão para projetos web: configuração e utilização.
  • Documentação de software – Controle de versão, instalação, configuração, segurança da informação, LGPD, Procedimentos de backup e restore (cultura de dump). Utilização de modelos generativos ou sistemas especialistas (IA) para criação e análise de códigos.
  • Estratégias de teste: Preventiva e reativa.
  • Ferramentas Ferramentas de desenvolvimento de programas para internet. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de modelagem de software. Linguagens de programação. Ambientes de programação (IDE);
  • Linguagem de programação orientada a objetos – Visão geral da linguagem de programação. Palavras reservadas. Application Program Interface (API). Plataforma de desenvolvimento: internet. Tipos de dados. Variáveis e constantes. Coleções: lista, conjunto e mapa. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição. Objetos, classes, interfaces, atributos, modificadores de acesso, métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Distribuição do aplicativo. Defeitos e falhas. Documentação de programas de computador;
  • MVC (Model-View-Controller): conceitos, aplicabilidade.
  • Publicação de sistema web: conceitos, hospedagem, processo de deploy.
  • Testes de responsividade: Conceitos de teste, caso de teste, defeito, falha, teste estático, teste dinâmico e critério de aceitação, artefatos de testes;
  • Web Services e API: conceitos e aplicações.

  • Análise de sistemas orientada a objetos – tipos de dados, definição do projeto de sistema. Análise de requisitos do sistema. Definição de UML. Principais diagramas UML. Diagrama de caso de uso. Diagrama de classe.
  • Documentação de software – Controle de versão, instalação, configuração, segurança da informação, LGPD, Procedimentos de backup e restore (cultura de dump). Utilização de modelos generativos ou sistemas especialistas (IA) para criação e análise de códigos.
  • Estrutura de dados – Pilhas e filas. Listas e árvores. Ordenação de dados. Pesquisa de dados. Recursividade.
  • Ferramentas de desenvolvimento de programas para desktop - Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de modelagem de software. Linguagens de programação. Ambientes de programação (IDE).
  • Gestão de defeitos: Causas, ciclo de vida, consequência, regra 10 de Myers.
  • Linguagem de programação orientada a eventos – Formulários. Uso de controles (eventos e propriedades). Módulos, funções e procedimentos. Conexão e manipulação do banco de dados. Vínculo do sistema com o formulário principal. Elaboração de listagens. Distribuição do aplicativo.
  • Linguagem de Programação Orientada a Objetos – Conceitos e aplicações. Palavras reservadas. Application Program Interface (API). Plataforma de desenvolvimento: desktop. Tipos de dados. Variáveis e constantes. Coleções: lista, conjunto e mapa. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de Repetição. Objetos, classes, interfaces, atributos, modificadores de acesso, métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Distribuição do aplicativo. Defeitos e falhas em programas de computador. Documentação de programas de computador.
  • Níveis de teste: Unitário, sistema, integração e aceitação.
  • Plano de teste: Elaboração, especificações, tipos de teste a serem executados no procedimento, registros de teste.
  • Testes de software: Conceitos, caso, defeito, falha, teste estático, teste dinâmico e critério de aceitação, artefatos de testes.
  • Tipos de teste: funcional, regressão, desempenho, aceitação, smoke test, exploratório, confirmação, estresse, carga, volume, recuperação, segurança. Manual e automatizado.

  • Análise de sistemas orientada a objetos para dispositivos móveis – Fundamentos da orientação a objeto. Definição do projeto de sistema. Análise de requisitos do sistema. Definição de UML. Principais diagramas UML. Diagrama de caso de uso. Diagrama de classe.
  • Banco de dados – modelagem de dados por meio de ER. Integração de banco de dados com aplicações para dispositivos móveis.
  • Documentação de software – Controle de versão, instalação, configuração, segurança da informação, LGPD, Procedimentos de backup e restore (cultura de dump). Utilização de modelos generativos ou sistemas especialistas (IA) para criação e análise de códigos.
  • Estrutura de dados para dispositivos móveis – Pilhas e filas. Listas e árvores. Ordenação de dados. Pesquisa de dados. Recursividade.
  • Ferramentas – ferramentas de desenvolvimento de programas para dispositivos móveis. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de modelagem de software. Linguagens de programação. Frameworks. Ambientes de programação (IDE). Emuladores e simuladores mobile.
  • Gestão de defeitos: Causas, ciclo de vida, consequência, regra 10 de Myers.
  • Linguagem de programação orientada a objetos para dispositivos móveis – visão geral da linguagem de programação. Palavras reservadas. Application Program Interface (API). Plataforma de desenvolvimento: dispositivo móvel. Tipos de dados. Declaração e utilização de variáveis e constantes. Coleções: lista, conjunto e mapa. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição. Objetos, classes, interfaces, atributos, modificadores de acesso, métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Coleta de lixo. Distribuição do aplicativo. Defeitos e falhas em programas de computador.
  • Métodos de teste: Step-by-step, pairwise, gráfico de causa e efeito, classe de equivalência e valores limites.
  • Modelagem conceitual do banco de dados para dispositivos móveis – Técnicas de levantamento de dados. Levantamento e especificação de requisitos. Dicionário de dados. Integridade referencial. Arquitetura de arquivos de dados. Teoria dos conjuntos. Tipos de dados. Normalização. Modelo de entidade e relacionamento: entidade, visão, atributos, índices, chave candidata, chave primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial.
  • Modelagem física de banco de dados relacional para dispositivos móveis – Linguagem SQL: criação e pesquisa em tabelas. Ordenação de resultados. Filtragem de linhas. Utilização de cálculos em SQL. Manipulação de datas. União, intersecção e junção de dados. Otimização de consultas (tuning). Funções de agrupamentos e subconsultas. Criação de entidade, visão, atributos, índices, chave candidata, chave primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial. Importação e exportação de dados. SQL procedural: gatilhos e procedimentos armazenados.
  • Plano de teste: Elaboração, especificações, tipos de teste a serem executados no procedimento, registros de teste.
  • Testes de responsividade: conceitos de teste, caso de teste, defeito, falha, teste estático, teste dinâmico e critério de aceitação, artefatos de testes.
  • Tipos de teste: funcional, regressão, desempenho, aceitação, smoke test, exploratório, confirmação, estresse, carga, volume, recuperação, segurança. Manual e automatizado.

  • Ciclo de vida do sistema: planejamento de atualização e correções.
  • Controle de versão: conceito; segurança da informação; instalação e configuração.
  • Estratégias de teste: Preventiva e reativa.
  • Ferramentas de depuração passo a passo: recursos de IDE, comandos, utilização.
  • Ferramentas de testes: bugtrackers e automação.
  • Inteligência Artificial: conceitos, tipos, prompts, aplicações, segurança da informação e casos de uso.
  • Níveis de teste: Unitário, sistema, integração e aceitação.
  • Plano de teste: especificações do teste; tipos de teste a serem executados; especificação e relato de teste; registros de teste.
  • Técnicas de modelagem de testes: caixa preta, caixa branca; métodos de testes.
  • Testes de software: conceitos de teste, caso de teste, plano de teste, defeito, falha, teste estático, teste dinâmico e critério de aceitação, artefatos de testes.
  • Testes Unitários automatizados: conceito, ferramentas, aplicabilidade.
  • Tipos de teste: funcional, regressão, desempenho, aceitação, smoke test, exploratório, confirmação, estresse, carga, volume, recuperação, segurança; teste manual e automatizado;

  • Boas práticas de segurança: controle de acesso, correção de vulnerabilidades e conformidade com padrões de segurança da informação.
  • Gestão de código e versionamento: controle de versões (Git e ferramentas correlatas), integração contínua (CI/CD) e rollback de versões.
  • Manutenção de software: tipos (corretiva, evolutiva, preventiva e adaptativa), conceitos e aplicabilidade.
  • Metodologias ágeis aplicadas à manutenção: Kanban, backlog de manutenção, priorização de tarefas e estimativas de esforço.
  • Metodologias de suporte e monitoramento: observabilidade, métricas de desempenho, SLOs (Service Level Objectives) e SLAs (Service Level Agreements).
  • Processo de manutenção: fluxo de trabalho, protocolos de atendimento, documentação de incidentes e comunicação com stakeholders.
  • Técnicas de diagnóstico e resolução de falhas: logs, debugging, tracing e análise de erros.

  • Canais de comunicação com o usuário: telefone, mensagem instantânea, chat, e-mail, sistema de chamados, chatbot.
  • Gestão de expectativas e SLA: tempo de resposta, resolução de chamados e boas práticas de atendimento.
  • Gestão de suporte técnico: conceitos, boas práticas e fluxos de atendimento.
  • Orientação de usuários: procedimentos operacionais, perguntas frequentes (FAQ), estratégias de comunicação de procedimentos e boas práticas.
  • Perfil do usuário e experiência do cliente: adaptação da comunicação, linguagem acessível e personalização do atendimento.
  • Processo de triagem e priorização: níveis de suporte (N1, N2, N3), impacto e urgência.
  • Segurança da informação e LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados: sigilo e proteção de dados sensíveis no atendimento.
  • Tipos de chamados: solicitações, dúvidas e ocorrências (incidentes e problemas).

Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade
- CPF e RG
- Ensino Médio concluído, ou cursando o 2º ano do Ensino Médio
- Idade mínima de 16 anos

Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de Nascimento/Casamento

Sim, este curso possui certificado de conclusão.

Turmas disponíveis

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Unidade
SENAC TRÊS LAGOAS
Avenida Antônio Trajano dos Santos, - Centro, Tres Lagoas/MS
Período
02/02/2026 - 08/10/2027
Dias e horários
Segunda-feira a Sexta-feira (18:45 às 22:00)
Carga horária total
1200 horas

4x

R$ 276,45

ou R$ 1.105,80 à vista
Preço do 1º módulo (380 h).
Formas e condições de pagamento
Boleto
Cartão de Crédito
Pix
Recorrência de Cartão
Unidade
SENAC PONTA PORÃ
Rua 7 de Setembro, - Centro, Ponta Pora/MS
Período
23/02/2026 - 25/10/2027
Dias e horários
Segunda-feira a Sexta-feira (18:45 às 22:00)
Carga horária total
1200 horas

4x

R$ 291,66

ou R$ 1.166,64 à vista
Preço do 1º módulo (380 h).
Formas e condições de pagamento
Boleto
Cartão de Crédito
Pix
Recorrência de Cartão

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